domingo, 13 de outubro de 2013

"O Mundo Segundo a Monsanto" é um documentário de 2008 dirigido por Marie-Monique Robin e relata muitas controvérsias em torno do uso e promoção de sementes geneticamente modificadas, bifenilos policlorados (PCB), o Agente Laranja, etc. Casos nos Estados Unidos, Canadá, Índia, México, Paraguai, Reino Unido e França, são explorados, apontando ao longo do caminho as conspirações das corporações com os governos, as táticas de pressão, supressão e manipulação de dados científicos e extra-legais praticadas ajudando grandes empresas na tentativa de dominar a agricultura global. 

São entrevistados cientistas, representantes da Administração de Alimentação e Medicamentos e Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, representantes da sociedade civil, vítimas de atividades da empresa, advogados e políticos.

Este documentário aborda perigos do enorme crescimento das plantações de transgénicos, que em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas. 90% são propriedade da Monsanto. Por meio de documentos inéditos e testemunhos de cientistas, representantes governamentais e vítimas da companhia, o filme realiza uma ampla investigação sobre um dos maiores impérios industriais do mundo.

"O Mundo Segundo a Monsanto"


Monsanto
Criada em 1901, a gigante americana Monsanto, hoje líder mundial na produção de organismos geneticamente modificados, é conhecida pela toxicidade dos seus produtos. Enfrentado processo atrás de processo ao longo da sua história, a empresa reinventou recentemente a sua imagem como uma companhia preocupada com a implantação do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. 


Robin (produtor do documentário) viaja para a Índia, México, Argentina e Paraguai para perceber como os organismos geneticamente modificados da Monsanto têm afetado os agricultores locais que usam o seu produto.

Factos:
  • O México, depois de banir os OGMs, tentou limitar a contaminação e cruzamento de milho geneticamente modificado, para comer, financiado pelos Estados Unidos e importado através do Acordo Norte-Americano de Comércio Livre (NAFTA).
  • Agricultores argentinos estão a desistir da agricultura e estão-se a mudar para centro urbanos pois não conseguem competir com as agriculturas transgénicas e têm experienciado efeitos negativos provenientes dos herbicidas e pesticidas.
  • O Paraguai foi forçado a aceitar culturas de OGM's pois já eram importados para o seu país e eram cultivados em massa anonimamente, então a proibição à sua exportação iria causar sérios problemas à economia do país.
Como era de esperar, a Monsanto recusou participar neste documentário.

0 comentários :

Enviar um comentário